Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Comunidades Google: Plus vs. Orkut

Comunidades Google+

Tanto se tem discutido sobre o engajamento das redes sociais do Google, agora que ambas já possuem comunidades.

A rede social mais nova – Google Plus (GP) – está ainda numa fase de principiante neste mundo e ainda tem muita coisa a fazer para ser uma alternativa ao Orkut, de modo a poder permitir o seu desaparecimento.

No que ao universo das comunidades diz respeito, assunto central deste post, tenho a destacar a inferioridade das comunidades do GP em relação às do Orkut, nomeadamente no que aos seus recursos diz respeito, onde há a destacar as enquetes e o próprio fórum.

O layout das comunidades do GP ainda precisa ser bastante melhorado e precisa passar a incorporar muito do que já é feito de bom no Google, como por exemplo, os formulários do Google Drive (GD).

Para além disso, criar uma maior integração do GD com as comunidades do GP poderia trazer à plataforma GP um maior interesse. Imaginem o que seria um trabalho em grupo realizado em através da plataforma das comunidades do GP onde se partilhariam informações e onde cada um poderia editar um documento no processador de texto mas seria apenas que um autor pudesse estar a editar o ficheiro por vez. Todos da comunidade poderiam visualizar mas só um poderia editar.

Mas é sobretudo nos, já referidos, formulários que reside a maior vantagem da integração do GD com as comunidades do GP. Imaginem os estudos que poderiam ser feitos com recursos às comunidades.

Uma qualquer empresa poderia fazer estudos nestas comunidades, utilizando apenas o universo presente na comunidade. Qual seria a aceitação que teria um qualquer produto antes mesmo de ele ser comercializado? Quais as caraterísticas que preferiam que esse produto trouxesse?

Um clube de uma qualquer modalidade desportiva poderia, fornecendo algumas opções em foto, perguntar aos seus adeptos qual seria o equipamento que queriam que fosse utilizado na próxima época?

Uma marca de perfume poderia perguntar qual o design e volume/preço seria melhor estes comercializarem no novo perfume que pretendem lançar.

Eu mesmo poderia perguntar qual seria o restaurante preferido da zona para, quando criasse um evento para reunir os amigos, fosse efetuada a reserva no restaurante mais desejado.


Também vês como uma mais-valia a integração do Google Drive ao Google Plus, nomeadamente às suas comunidades?


Um comentário:

  1. Não estou curtindo as comunidades do Plus. Considero-as inferiores às orkutianas. No Plus, o usuário não pode criar tópicos, apenas postar dentro das categorias. Então você tem que ficar rolando o mouse naquele mar de informações, poluídas por mil imagens, porque ninguém consegue postar algo que não tenha uma imagem vinculada. É incrível. Para piorar, as opções de +1 e compartilhamentos não incentivam o debate. Para quê opinar, se muitas vezes o +1 já indica que a pessoa gostou? Quando existe alguma discordância ou uma dúvida, os menos impacientes até conseguem trocar algumas ideias, mas nunca no mesmo nível de interação como a que havia no Orkut dos velhos tempos. O que seduzia e fomentava o debate no Orkut era exatamente a possibilidade de criação de tópicos. Você lia um título interessante e isso instigava-o a explorar o seu conteúdo. Na minha opinião, o esquema adotado no Plus facilita a vida dos donos/moderadores das comunidades, mas há prejuízo da interação. É um retrocesso. A Google, que já tem um esquema de fórum quase perfeito, insiste em copiar um modelo ruim. É uma pena.

    ResponderExcluir