Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Seguidores Google+ vs Blogger

seguidores

Há muito tempo que queria voltar a escrever sobre isto mais ainda não tinha encontrado a disposição para tal. Alguns de meus leitores acabam por ser bloguistas também e provavelmente entenderão a minha opinião sobre o assunto.

Eu penso que o Google está a desperdiçar uma das maiores ferramentas de sucesso que faz parte do Blogger. Falo naturalmente do gadget seguidores do Google Friend Connect (GFC).

O GFC em tempos possuiu imensas ferramentas para blogs e sites. Agora apenas se encontra disponível para o Blogger. Estas ferramentas têm vindo a diminuir e afirma-se por aí que um dia o Google irá mesmo desativar o serviço.

Muitos bloguistas e leitores, utilizando ou não todas as potencialidades do GFC, sempre adicionaram este gadget no seu blog. Até utilizadores de outras plataformas (Wordpress, por exemplo) eu vi utilizando este gadget.

Com a chegada do Google+, do seu bagde e, mais recentemente, o seu gadget de seguidores para Blogger, o Google mostrou que não contava mais com o GFC.

Eu penso que o Google ainda não olhou para alguns pormenores relacionados com este gadget de seguidores Google+ e também falhou no momento em que não soube utilizar o método aderir às páginas tal como acontece nas comunidades.

A aposta do Google feita na estrutura dos círculos, no meu entender, no que diz respeito às páginas não faz qualquer sentido da parte dos membros das páginas. Eu penso que neste caso o Facebook acertou ao utilizar a ideia dos círculos do Google criando as listas. É uma forma mais organizada de se utilizar esta ideia de que as pessoas podem estruturar as suas páginas por interesses.

Se o Google apostasse num único círculo padrão para páginas e em subcírculos para dividir por interesses e subinteresses as diversas páginas o utilizador poderia ver um gadget muito mais atraente. Este gadget poderia funcionar com 1 botão inicial SEGUIR e um secundário CIRCULAR. Ao clicar em circular seria aberto um popup em que o utilizador era convidado a escolher um dos círculos criados dentro do círculo padrão PÁGINAS e caso opta-se por criar subcírculos então escolheria o mais adequado no conjunto destes.

Com esta opção poderia aposentar o GFC. A evolução dos círculos em termos de possibilidade de criação de subcírculos, bem como a sua alteração gráfica, tornaria o Google+ uma plataforma social mais leve e mais atraente ao utilizador.

Nesta altura o Facebook infelizmente ainda oferece no seu widget de fãs uma qualidade superior àquela que um aplicativo mais recente possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário