Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Tório, o combustível automóvel do futuro!

eqWJsExiste atualmente mais de um bilião de carros a viajar nas estradas de todo o mundo, custando, direta ou indiretamente, triliões de euros em recursos materiais, tempo e emissões nocivas.

É pois natural que se vá, cada vez mais, investigando formas de combater tais malefícios quer para a produtividade, quer para a Natureza, nomeadamente no que à diminuição da camada de ozono diz respeito.

Investigadores parecem ter encontrado a solução para todos esses males permitindo com apenas 8 gramas deste material poder movimentar um veículo durante 100 anos, de forma limpa ou seja sem emissões nocivas.

A Laser Power Systems (LPS) de Connecticut, EUA, tem vindo a desenvolver um novo método de propulsão automóvel com um dos materiais mais densos conhecidos na natureza: o tório. Devido ao facto do tório ter uma estrutura tão densa tem o potencial de produzir grandes quantidades de calor. A empresa tem vindo a experimentar com pequenos pedaços de tório, a criação de um laser que aquece água, gera vapor e os faz funcionar uma mini-turbina.

Esta ideia de usar o tório já não é nova. Em 2009, Loren Kulesus projetou o Cadillac Mundo Thorium Fuel Concept Car. Porém faltou desenvolver uma tecnologia que permita a sua produção em massa. É isso que a LPS tem vindo a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário