Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Smartphones e a diferença por SO

A propósito do artigo Smartphones Android venderam 4x mais que iPhones do blog Pplware resolvi, como forma de comentário, escrever este artigo.

Desculpem a minha petulância mas, no mercado de smartphones, também não podemos esquecer o público-alvo. Os equipamentos da maçã (iOS) são sem dúvida equipamentos para pessoas com bastante poder de compra ou, eventualmente, para outros que não tendo tanto poder de compra, têm poucos gastos e um salário que permite através de pagamentos faseados a sua aquisição permitindo, assim, "mostrar" um status económico que não possui.

Os Windows Phone, nomeadamente os Nokia, são, para mim, cada vez mais vistos como equipamentos elitistas. São aqueles equipamentos que qualquer pessoa que não lida muito bem com o iOS compraria para substituir a ideia elitista dos iOS. Acabam por ser mais uns do tipo dos da maçã mas que, por chegarem mais tarde a este mercado, levam uma imensa desvantagem em termos da sua aceitação. Porém os analistas, e eu não sou um deles, têm afirmado que os Nokia WP têm uma grande margem para crescer sendo este SO visto como aquele que ainda poderá mostrar inovação. Quero acreditar que sim mas nunca tive a oportunidade de utilizar e, por acaso, não sou grande fã do Windows 8.

Por outro lado, os equipamentos Android, particularmente tomando como referência os high tec – baixo custo e alta qualidade – tendo como referência a minha mais recente aquisição – o Motorola Moto G – permitem mostrar o status de uma pessoa que gosta de tecnologia e de comunicação mas que não tem o poder de compra necessário para investir demasiado dinheiro num objeto que tem a proposta de utilização de ser um meio para atingir um fim e não um fim em si mesmo.

É claro que nos Android’s também há as exceções à regra e é por isso que eu vejo os equipamentos Android como tendo 3 ou 4 classes distintas: top range, high tech e low tech.

Top range onde se encontram, por exemplo, os Samsung Galaxy S ⋯, Samsung Galaxy Note ⋯, o LG Nexus 5, LG G Flex, Sony Xperia Z1, o Motorola Moto X, que são bons em termos de capacidades mas com preços ao nível dos equipamentos da maçã;

High tech onde se encontram alguns que tendo muita qualidade não têm preços tão elevados – Samsung Galaxy S4 Mini, Samsung Galaxy S III Mini, Motorola Moto G (com  o extra de ter um preço ainda mais competitivo), Vodafone Smart 4G;

Low tech que têm como exemplos os Samsung Galaxy Ace, Samsung Galaxy Gio, Samsung Galaxy Trend, Samsung Galaxy Young, entre outros. Nesta classe poderia fazer uma pequena divisão tendo em conta a memória interna disponível (aqueles que possuem alguns MB ou aqueles que têm até 4 GB porém decidi uni-los pois não é atrativo suficiente para serem, atualmente, diferenciados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário