Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Integração Blogger/Google+ [sugestão]

Blogger Google+

Há muito que venho defendendo uma completa integração do Blogger com as páginas do Google+.

A minha ideia de integração não passa pela extinção do serviço de Blog mais famoso mundialmente, muito pelo contrário. Passa sim pela criação duma alternativa ao formulário de comentários nativos no Blogger.

Para as contas antigas no Blogger, manter-se-ia a opção pelos formulários antigos de comentários sendo apenas disponibilizada uma forma de atualização para esta nova proposta. Para as novas contas, acredito que só deveríamos ter os novos comentários ativos, permitindo apenas por código a introdução avançada de formulários de comentários recorrendo a plataformas externas ao Blogger, como é o caso da plataforma Disqus.

Comentários+ no Blogger

A ideia é simples. A integração de um blog com uma página no Google+ pode trazer mais valias para interação entre utilizados.

Para esta opção poder resultar muito bem, seria introduzidas nas páginas do Google+ o estatuto de autor Blogger que, juntamente com o estatuto atual de administrador, bem como a criação do estatuto moderador, poderia permitir uma nova experiência ao nível das páginas do Google+.

Assim ao ser publicado um post no Blogger, este seria automaticamente publicado na página associada, não com o estatuto Administrador da página mas sim com o estatuto autor Blogger. Isto quer dizer que na página do Google+ à volta da foto de seu perfil Google+ surgiria um limite laranja e quando o cursor do rato se sobrepusesse a foto surgiria acrescentada de um rótulo situado abaixo da mesma com a informação do estatuto de autor (estatutos possíveis: autorB – autor do Blogger; modB – moderador do Blogger; adminB – administrador do Blogger).

Qualquer edição realizada ao texto do primeiro parágrafo do Blogger – parte visível na página do Google+ – seria automaticamente atualizada. A primeira foto da área de posts do Blogger seria destacada automaticamente na página do Google+ como foto do post. O título do post seria o título do tópico criado na página Google+. Quando num post no Blogger não fosse inserida foto seria deixada a área em branco, ou seja, surgiria na página do Google+ o limite da imagem com o fundo transparente que indicava ausência de imagem. Após a criação do post e respetivo tópico na página do Google+ seria possível alterar a imagem do post, escolhendo entre outras contidas no mesmo post ou permitindo, caso no post não tivessem sido introduzidas imagens, fazer o upload de uma com o tamanho indicado.

Caso o post no Blogger contivesse vídeos seria adicionado o primeiro do post no tópico abaixo do primeiro parágrafo de texto do post no Blogger. Se só houvesse vídeo sem texto, o tópico da página no Google+ teria apenas a introdução do vídeo, removendo qualquer área de miniatura de imagem do post.

Os respetivos comentários a estes posts no Blogger ou tópicos nas páginas do Google+ seriam replicados em ambas as plataformas (tal como já acontece no Gmail com as notificações) permitindo assim as respostas tanto na página do Google+ como no seu blog no Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário