Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

Cartão Contribuinte

Ontem o Governo de Portugal, o nosso país, lançou a proposta de criar um prémio avultadamente elevado para os clientes que peçam fatura de modo a evitarem a fuga fiscal.

De tantas medidas que já sugeri por aí que poderiam ser válidas nesta luta, surgiu-me agora outra ideia. Porque não criarem o Cartão Contribuinte (podem dar-lhe outro nome, por exemplo, shop card).

Este cartão assumiria o formato de mini cartão para porta-chaves que hoje todos estamos habituados a ver serem distribuídos por qualquer hipermercado e passaria a ser um substituto, nas compras, do nosso Cartão de Cidadão isto porque permitiria, através do código de barras, facilitar a vida aos comerciantes na hora de inserir o número de identificação fiscal (NIF), também conhecido como número de contribuinte.

Na frente do cartão teríamos a foto do titular do cartão bem como o primeiro e último nome. No verso teríamos o código de barras e o NIF correspondente.

Com este cartão, seria criada uma lei que obrigasse todos os comerciantes a dispor de sistema de venda com leitor de código de barras onde a pesquisa pela ficha do cliente seria feita através da busca por NIF, automaticamente identificado através desse código de barras.

Este cartão teria validade de 1 ano pois teria que ser assegurada legibilidade do mesmo pelo que poderiam imprimir um novo em qualquer Balcão Único do Solicitador. O Solicitador, através do Cartão de Cidadão, conseguiria aceder a um site preparado para poder dar ordem da impressão desse cartão após leitura do Cartão do Cidadão.

O valor do sugerido prémio a sortear entre pessoas que pedem faturas, poderia servir para dotar os Balcões Únicos do Solicitador dos equipamentos necessários para essa impressão (computador com software atual e impressora especifica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário