Icon Icon Segue o meu Pinterest Icon

«Um Estado Melhor» diz o Governo

download aqui

Ontem ao final da noite o Governo divulgou o tão proclamado Guião da Reforma do Estado intitulado «Um Estado Melhor».

Este título faz-me lembrar o título do livro de Fernando Carraro intitulado «Um Mundo Melhor para Todos».

Neste caso, e fazendo a normal analogia entre estes dois títulos, pergunto-me se este «Estado Melhor» também será para todos ou se será apenas para alguns?

A verdade é que, tendo em conta algumas partes do discurso de Paulo Portas, devo dizer que há uma parte deste que me interessou imenso. A parte da Educação em que fala noutro tipo de escolas.

A minha opinião…

Eu penso que a solução para a Educação poderá estar na mistura de vários modelos atualmente existentes no país. Ao nível da gestão do espaço escolar, nomeadamente as atividades extra aulas há por ventura imensos exemplos a seguir – destaco aqui um exemplo que conheço que é o Externato de Vila Meã.

No campo das atividades de aula, com objetivo de melhorar a educação e a aprendizagem dos alunos há, em todo o país, imensas experiências que se podem seguir. Posso destacar algumas ideias: utilização de livros digitais utilizando as novas tecnologias, nomeadamente os tablets, para trabalho em aula; divisão de alunos por capacidade de aprendizagem podendo estimular a aprendizagem com desafios extra-curriculares; criação de campeonatos nacionais de competições para estudantes, quer sejam ao nível desportivo, quer sejam ao nível da aprendizagem ou até ao nível lúdico, nomeadamente representação, canto, dança, claques, entre outros.

Há tanta coisa que se pode fazer para atrair os alunos para uma atividade escolar mais ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário